Estudo no Evangelho de João – Cap 9

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO

Tanque de Siloé

Aula 10 – Um cego vê a luz

Série Crescimento Espiritual – João, de Douglas Connelly, Shedd Publicações, 2008.
Berzins, Gerson em http://www.pibrj.org.br/

Estamos chegando ao fim do primeiro semestre da nossa Escola da Vida. Esperamos que você tenha sido realmente alcançado e compelido a seguir a Jesus como seu padrão de vida, comportamento e caráter.

Preparamos um resumo do semestre, se não recebeu baixe aqui: Escola da Vida – João – Resumo

Um cego de nascença recebe de volta a visão. Esse é o sexto sinal miraculoso do evangelho de João. Alguns, sendo cegos enxergam claramente, enquanto outros com visão perfeita não enxergam nada.

Descreva sua lembrança mais vívida da infância envolvendo escuridão. Que sentimentos você tem quando está no escuro?

De que maneiras ser cego mudaria sua vida?

1. Com base na pergunta dos discípulos para Jesus (v.2), como eles vêem a relação entre doença e pecado?

Qual é a visão de Jesus em relação à mesma questão?

2. Em sua opinião, qual dessas visões tem mais adeptos entre os cristãos de hoje. Explique.

3. Jesus afirma ser a luz do mundo (v.5). Em que sentido a cura fisica do cego confirma a afirmação espiritual de Jesusw

4. Por que você acha que Jesus passa pelo processo de formar barro e instruir o homem a se lavar, em vez de curá-lo instantaneamente?

5. Como você descreveria a resposta inicial dos vizinhos do homem à sua cura?

dos fariseus?

dos pais?

do próprio homem?

6. Com base em que os fariseus contestam esse milagre? E como eles reagem quando a autenticidade do milagre se torna incontestável?

7. Quando os  cristãos de hoje exibem a atitude dos fariseus em relação a uma obra maravilhosa da graça ou poder de Deus?

8. Qual o propósito de Jesus ao procurar o homem curado pela segunda vez?

9. Por meio de que fraqueza, relacionamento desfeito ou incapacidade em sua vida Deus poderia demonstrar sua glória?

 

Agradeça a Jesus por trazer visão espiritual a você.

O homem cego creu em Jesus e o adorou. O que você acha que a adoração do homem envolveu? Que postura ele adotou diante de Jesus? Que palavras ele pronunciou? Como você pode demonstrar uma atitude de adoração sincera para com Jesus?

Subscribe / Share

Solange Evangelista tagged this post with: , , Read 64 articles by

4 Comentários

  1. Lauro disse:

    Meus queridos irmãos ,realmente quando passamos por alguns problemas a primeira pergunta que ouvimos , isso é pecado por Deus não quer ver o sofrimento de ninguem, este pobres que dizem assim nunca leram a biblia quando diz que nem tudo é pecado , as vezes pode ser, mas tem momentos que e para o nosso crescimento espiritual, como esta em Jõão 9.3 ou quando Lázaro morreu, que é para gloria de Deus; eu tambem estou enfrentando um problema muito sério, muitos que enfretaram ja desistiram , lutaram, lutaram etc, e perderam as forças por ouviram dizer que faz muito tempo que nosso Deus não vai curar , que se fosse curar já tinha curado são pessoa que querem ser Deus ,ou dizer quando Ele vai agir ou não , sendo que a ultimá resposta e Deus e não de homens ; ele acreditaram em falsos profetas e não lutam mais pela sua vitória , com isto não permitindo que a gloria de Deus se manifestasse na quela vida.

    obs: nunca desista glorifique o nome do nosso Deus com a VITORIA!!!!!!! é isso que Ele quer.

  2. Pr. Edson disse:

    Em cada luta há a possibilidade da vitória. com Jesus do nosso lado, a Palavra de Deus nos garante que somos “mais que vencedores”. Algumas vezes os problemas se repetem porque ainda não aprendemos com ele, ainda não galgamos mais um degrau em rumo ao aperfeiçoamento. Jesus disse algo muito forte e muito desafiador: Se a sua justiça não superar a dos escribas fariseus, de forma nenhuma entrareis no reino dos céus. O reino dos céu é pra vencedores. as provas são pra gente se superar e aperfeiçoar. As lutas são para nos tornarem cada vez mais dependentes de Deus e ter a nossa fé aumentada. Não estamos no céu ainda. estamos em um lugar que não é nosso lugar eterno. Estamos aqui como peregrinos. Mas é neste tempo que devemos aprender a superar a nós mesmos e ao mundo, isso só é possível com fé. Observe a fonte do problema, ele é gerado por você? Existe algo que você deva deixar? existe algo que você deva começar a fazer? Pecados a confessar e deixar? Existe alguma forma de preguiça ou falta de perseverança em lutar pelo que você quer conquistar? Saia do lugar em que está, vá a luta. Meu lema é: ” Ore como se tudo dependesse de Deus, trabalhe como se tudo dependesse de você.” Jesus disse: ” No mundo tereis aflições, MAS tende bom ânimo, pois EU vencí o mundo”. Tome posse, em nome de Jesus.

  3. Anônimo disse:

    Qual é a difêrencia do ser e do ter nenhuma. E mal admistrada traz a soberba levando o homem a mais profunda cegueira Espiritual que Deus possa abrir os nossos olhos.

  4. leila disse:

    como o cego todos queriam que ele tivesse alguma culpa..não é diferente no dia de hoje quando a benção da gente chega as pessoas acham que Deus não quer nos abençoar tenho uma amiga que disse que Deus tem as pessoas escolhida para sofrer…que ele tem os seus escolhido para abençoar pois na vida dela so acontece problema mal levanta de um ja acontece outro….agora ela desistiu de tudo….pois tem quatro filho e nenhum lhe da valor….eu estou na prova 14 anos mas estou esperando em jesus na vitória….fale alguma coisa pra mim. pois as vezes agente pensa oque eu fiz de tão errado quero acertar…mas mesmo assim quem nos poderar separar do amor de Deus ninguem….e ela tb disse que muitos são felizes aki na terra e ela tb quer ser feliz não só luta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Arquivo

Twitter